No dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo. O município de Santa Rosa de Viterbo, ao longo dos anos, colecionou diversos locais considerados pontos de visitação e união do povo.
Santa Rosa possui um sítio paleontológico, local de estudo de universitários e acadêmicos e também ponto atrativo da cidade. O centro de Memória José Hamilton Ribeiro é outro local de grande destaque na cidade, contando e registrando a história do grande jornalista. Outros pontos como a Praça Matriz, o Palácio dos Matarazzo e a Fazenda Amália tiveram seus momentos de brilho no passado e são lembrados até hoje.
O município de Santa Rosa faz parte da segunda maior rota de peregrinação do mundo (atrás somente de Santiago de Compostela, na Espanha): o Caminho da Fé, que liga as cidades paulistas à Aparecida e que recebe centenas de peregrinos todo ano.
O turismo cultural também sempre ocupou um lugar de destaque na cidade, como a encenação da Paixão de Cristo e o espetáculo “O Auto da Padroeira”, que, neste ano, virou um filme que conta a história de Santa Rosa e do município e foi exibido no dia do aniversário da cidade.
“Além disso, em parceria com o SEBRAE/FGV, a cidade está desenvolvendo seu Plano Municipal de Turismo de Santa Rosa de Viterbo, com o objetivo de inserir o município no roteiro turístico regional, nacional e internacional”, ressaltou o prefeito Omar Nagib Moussa.