O diretor de Cultura e Turismo de Santa Rosa de Viterbo, José Paulo Orlando, participou, na quinta-feira (30), de uma reunião da Agência de Desenvolvimento Turística da Alta Mogiana. O encontro, realizado em São Simão-SP, foi organizado pela ADETUR.
De acordo com José Paulo, o interesse é fazer com que os municípios que realmente desejam desenvolver o turismo criem uma rede de turismo, fazendo, assim, com que uma cidade promova a outra.
Entre os assuntos discutidos no encontro, destacam-se a formalização dos municípios com a ADETUR, seus planos de turismo, inventários e também a inclusão de Santa Rita (Zequinha de Abreu) e Tambaú (cerâmica artística) no roteiro Caminho das Artes, que vai retomar com uma nova proposta, aceita pelas cidades presentes, além de projetos como rota do Off Road, Ciclo Turismo da Alta Mogiana.
No caso de Santa Rosa, foi destacado o sítio paleontológico existente no município, que já foi tombado e serve de atração e de área de pesquisa, sendo uma oportunidade para a criação de um turismo científico na cidade, já que o local é único no planeta e um dos 142 geossítios selecionados para compor o Patrimônio Geológico do Estado de São Paulo. A cidade também é destaque no turismo Cultural com as apresentações da Paixão de Cristo e do espetáculo “O Auto da Padroeira”.
No final da reunião, as cidades ganharam um curso virtual gratuito de manipulação de alimentos, que será realizado pelo SEBRAE, nos dias 18 e 19 de outubro, preparando assim, os empresários para a retomada pós-pandemia.
A próxima reunião acontecerá em Luiz Antônio no final do mês de outubro e já tem, pelo menos, uma pauta definida: Apresentação do Projeto de TV Turismo Alta Mogiana, com a TV Record.