A Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo, através do setor de Controle de Vetores, realizou ações referentes à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A ação foi intensificada nesta semana, que é a “Semana Estadual de Mobilização para a Prevenção de Arbovirose”. Na segunda-feira (8), os agentes de combate às endemias visitaram as escolas da cidade; espalharam cartazes com cuidados básicos nas unidades de ensino, além de dar orientações aos alunos e professores.
Nesta terça-feira (8), a visitação foi feita nas indústrias locais em busca de possíveis criadores do mosquito transmissor da doença.
Sintomas
Os sintomas de dengue incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.
Prevenção
Os agentes explicam que é preciso eliminar os recipientes com água parada - ambiente propício para procriação do mosquito Aedes aegypti. Também é preciso tampar os tonéis e caixas d’água; manter calhas sempre limpas; deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela, além de manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.