A catira, uma das danças mais tradicionais das Festas de Peão de Boiadeiro, empolgou o público durante a Festa do Tirisco neste sábado (13). A cada passo dos catieiros do grupo Espora de Prata, de Barretos-SP, ouviam-se gritos animados e muitas palmas.
A catira, também chamada de cateretê, é uma dança popular que faz parte do folclore brasileiro e representa a cultura brasileira. Ela é marcada pela batida dos pés e das mãos movimentadas pelo ritmo da música.
O grupo Espora de Prata é um exemplo de resistência para a não extinção da catira. Criado em 1998, conta, atualmente, com 8 integrantes, sendo a dupla Leo Viola & Donizete e mais seis cantireiros que executam a dança.
“Estamos sempre presentes em eventos culturais, festas de peão, queima do alho, entre outras. Costumo dizer que, se depender de nós, a cultura da catira não irá morrer”, comentou Francisco Santana Júnior, coordenador do grupo.
Em conversa com o prefeito Omar Nagib Moussa, Francisco comentou ainda que essa foi a primeira apresentação que fizeram após um período afastado devido à pandemia.
“Sobre a festa de ontem, só temos elogios. Foi tudo perfeito, desde a nossa chegada, o show e a volta para casa. Estão de parabéns todos os envolvidos e, principalmente, o público que nos prestigiou, aplaudindo com todo carinho do mundo. Eventos como este devem acontecer sempre para preservar a tradição", conclui.
Omar também agradeceu a presença dos catieiros, elogiando o talento e o empenho em mantar viva a tradição sertaneja.
A Festa do Tirisco acontece em Nhumirim desde sexta-feira (12) segue neste domingo com novas atrações, como feira de artesanato, apresentação da banda da estação da cultura e show de encerramento com show do Manutes Band. O evento é promovido pelo Departamento Municipal de Cultura em conjunto com a Fundação Cultural.