Planejamento, transparência e qualidade no atendimento. Essas são as bases do tripé que irá nortear a reformulação de diversos setores e órgãos municipais, que prestam serviços para a população. Em reunião com diretores e coordenadores de diversas pastas, o prefeito Omar Nagib, solicitou um mapeamento dos principais pontos críticos, que deverão ser alvos de mudança.
A reformulação prevê reformas físicas, que incluem construção de novos espaços e adequação dos equipamentos públicos existentes. “Mas os recursos são poucos, então neste primeiro momento vamos priorizar o atendimento social.
Em virtude da pandemia, detectamos um aumento do número de famílias em situação de vulnerabilidade. Vamos promover um aprimoramento no cadastro dessas famílias, para identificarmos os mais necessitados, que terão prioridade no atendimento”, afirmou.
O prefeito informou que nos próximos dias deverá promover uma grande reunião com participação dos poderes públicos e, também, de entidades que prestam trabalho de assistência. O objetivo deste encontro é apresentar o que vem sendo feito, assim como as limitações do poder executivo municipal, seja pela escassez de recursos ou por impedimentos legais. “Muitas das ações não dependem apenas do município, pois tratam se de programas estabelecidos pelos governos estadual e federal. Mas o que cabe a nós, vamos trabalhar para dar o melhor atendimento”, disse o prefeito.
Segundo Omar, a questão da distribuição de medicamentos, por exemplo, será avaliada a possibilidade de implantação de um serviço de “pós consulta” para orientar ao paciente onde e quais os medicamentos que ele pode obter de forma gratuita.
A ideia é integrar os trabalhos numa rede de informações sociais para uniformizar as ações, direcionando um melhor e mais amplo atendimento. A administração municipal prevê ainda a implantação de um centro odontológico, e a construção de um novo paço municipal, para melhorar as condições dos serviços prestados à população.
O quadro administrativo também deve passar por uma reestruturação visando um melhor aproveitamento dos servidores municipais. “Vamos dar andamento a um programa de demissão voluntária, que contribuirá para a desoneração da folha de pagamento, ao mesmo tempo, que permitirá a contratação de novos profissionais”, explica o prefeito.
O programa de reestruturação contempla também áreas da Saúde e Educação. “Para o próximo ano já teremos a implantação de alguns projetos como o Recriança, Educação Ambiental e introdução do inglês no ensino fundamental.
Um dos objetivos da administração é dar total transparência na gestão dos recursos, a fim de estimular a participação da comunidade nas ações de integração dos programas sociais em andamento”, conclui o prefeito.