Novos projetos devem ampliar oportunidades de emprego e renda em Santa Rosa

 

Publicado em: 23/12/2021 18:52

Whatsapp

 

O prefeito Omar Nagib Moussa deve anunciar em 2022, a criação da Diretoria de Desenvolvimento Econômico. A nova pasta terá como objetivo o gerenciamento de projetos que estimulem a ampliação e crescimento das atividades econômicas, ampliando as oportunidades no município.

Ao falar sobre o mercado de trabalho, o prefeito enfatiza que, mesmo com a crise gerada pela pandemia, as empresas que integram o parque industrial de Santa Rosa, estão fazendo contratações.

A Artvinco, por exemplo, além da ampliação da produção, estavas com 44 vagas abertas no mês de dezembro. A Vianorte, que já está empregando 45 pessoas na parte do açúcar, com a ativação do setor de envasamento de álcool deve contratar mais 40 pessoas. A Chiaperini contratou por volta de 50 pessoas este ano, totalizando 250 trabalhadores mais 75 vendedores externos.

A Tecto contratou 20 funcionários totalizando 100 e mais 15 vendedores externos. O Mercado Lojista contratou 30 funcionários e 10 vendedores externos, contando ainda com 25 trabalhadores nas obras de construção. Sem contar os cerca de 30 estagiários contratados por essas empresas.

A Nig que contratou 10 novos empregados e tem planos para aumentar a produção, assim como a Fibrapel que deve empregar outros 100 e hoje tem 25 novas vagas e a Transpardo Transportes Ltda que, com a construção na beira da rodovia Padre Donizetti, deverá abrir novas vagas.

Qualificação profissional

“Em reuniões com representantes do setor industrial, identificamos que um dos obstáculos que dificulta as contratações é a falta de mão de obra qualificada. A fim de minimizar essa questão, estamos fechando novas parcerias com entidades como o Sebrae e Etec, visando oferecer cursos de qualificação e capacitação aos nossos trabalhadores, para que essas empresas absorvam mão de obra da cidade”, informou o prefeito.

Segundo Omar, o comércio e o setor de serviços da cidade também vêm reagindo. “Estamos otimistas. Nos últimos dias, a prefeitura lançou um edital de concessão de área para uma nova empresa do setor químico. Estamos com 12 solicitações para concessão de terrenos para empresários locais, dispostos a fazer novos investimentos. E estamos planejando a infraestrutura para receber esses novos empreendimentos em Santa Rosa”, concluiu.