O Departamento Municipal de Saúde divulgou os dados dos faltosos da vacina contra a covid-19 na cidade. No total, mais de 4 mil não estão com o cronograma em dia. A maior parte das pessoas com atrasos no cronograma vacinal são as que não tomaram a dose de reforço, número que já ultrapassou os 3300. Além disso, Santa Rosa ainda tem 763 pessoas que ainda não receberam a segunda dose do imunizante.
Diante dos fatos, a Prefeitura Municipal faz um apelo para que as pessoas procurem os postos de vacinação para manter em dia a imunização, tendo em vista o aumento de casos na região, que não param de subir.
Outro fator relevante é a crescente das variantes no Brasil todo, como a Ômicron que pode acarretar em novo surto, pois vem sendo considerado um vírus mais explosivo e de mais rápida difusão de toda a história.
Segundo especialistas, se, por um lado, a nova cepa consegue infectar até pessoas já vacinadas, por outro essas vacinas impedem, na maioria dos casos, a doença grave. O menor risco individual é a razão pela qual, neste momento, o número de contágios dispara, mas o número de pessoas hospitalizadas se mantém estável.
Em Santa Rosa, a vacinação ocorre de segunda à sexta-feira, no Salão Capela e Ambulatório "Paschoal Cagliari", no Nosso Teto, das 13h30 às 18h.