O aumento de casos de infecção pelo coronavírus, com a ômicron se espalhando rapidamente, tem preocupado a todos. Para esclarecer diversas dúvidas, o diretor de Saúde do município, André Nader, explica nesta entrevista situações relacionadas ao avanço do vírus, bem como faz sugestão de ações no sentido de minimizar o avanço da doença. Confira:
Comunicação: Qual o principal fator do aumento recente de casos de Covid-19 em Santa Rosa?
André Nader: Sem qualquer dúvida as festividades de final de ano e isso já era previsto, pelos noticiários era possível observar a quantidade de pessoas nas ruas, praias e locais turísticos, as pessoas estavam agindo como se a pandemia tivesse acabado. O resultado disso é o que se vê hoje, aumento da procura por atendimento médico e aumento dos casos.
Comunicação: Neste momento, qual a principal preocupação do Departamento de Saúde em relação à pandemia?
André Nader: Nossa maior preocupação é o colapso dos serviços públicos de saúde, assim como foi no ano passado, que tivemos uma explosão de casos em meados de março e abril.
Comunicação: Qual o maior cuidado que se deve ter em relação a variante Ômicron?
André Nader: As recomendações continuam as mesmas: evitar aglomerações, manter o distanciamento, lavagem das mãos, uso de álcool gel e máscara.
Outro cuidado, imprescindível, seriam as pessoas, que estão com suas vacinas atrasadas, procurarem o mais rápido possível os postos de vacinação para completar o esquema vacinal e aumentar a proteção. Já estamos vacinando 3ª dose de adultos e ainda existem pessoas que não tomaram a 2ª dose.
Comunicação: Comunicação: As restrições estão aumentando em vários países para lidar com a nova variante do novo coronavírus. Como será aqui no município?
André Nader: Já estamos em discussão de qual será a melhor medida, com certeza não gostaríamos de voltar ao que foi ano passado onde tivemos que reduzir ao máximo a circulação de pessoas e abertura do comércio. Mas, se as pessoas não se conscientizarem que o controle do vírus depende delas, temo que não teremos outra alternativa.
Comunicação: E em relação às aulas presenciais. É seguro o retorno às aulas com esses novos casos?
André Nader: Com certeza, não. Acredito que, havendo possibilidade, no momento esse retorno deveria ser adiado.
Comunicação: A desinformação e as “fakes news” atrapalham muito o processo de combate à pandemia?
André Nader: Atrapalham de maneira imensurável, pessoas que recusam vacina, pessoas que se recusam a utilizar máscaras, pessoas que desacreditam do vírus, mesmo sendo uma pandemia, as pessoas acham que se trata de politicagem.
Comunicação: Como está a vacinação no município. Quantas pessoas foram vacinadas até o momento? (incluir dados como 1ª dose, 2ª dose, reforço...).
André Nader: Nosso último levantamento foi de 20.921 pessoas vacinadas com primeira dose, 19.303 com segunda dose e 4.548 pessoas com a terceira dose.
Comunicação: Há muitos faltantes?
André Nader: Temos, até o último levantamento, 716 faltosos de segunda dose e 3.716 faltosos de terceira dose.
Comunicação: O que pode ser feito em relação às pessoas com defasagem de doses no município?
André Nader: Com intuito de diminuir esse absenteísmo, realizamos campanha aos sábados a cada 15 dias, realizamos busca ativa via telefone e mensagens de texto e, em alguns casos, a equipe vai na casa da pessoa e realiza notificação de atraso na vacina.
Comunicação: Por que a vacinação é importante?
André Nader: A vacinação é o que garante a proteção dos casos graves e moderados da doença. É evidente que os números de sintomáticos gripais aumentou, mas é preciso saber que nem todos com sintomas de gripe estão com covid e ainda aqueles que deram positivo, até o momento, não precisaram de internação.
Comunicação: Santa Rosa deve começar em breve a imunização das crianças de 5 a 11 anos?
André Nader: Para iniciar a vacinação desse grupo etário, o fluxo será o mesmo dos 12 anos em diante, aguardamos liberação de vacinas pelo estado e as orientações para início de fluxo de vacinação.
Comunicação: Quantas crianças deverão receber a vacina? (Quanto representa (%) essa faixa etária na população do município?)
André Nader: Não temos dados reais sobre a população do município, visto que o último censo populacional foi realizado em 2010. Porém, segundo o IBGE, estima-se que Santa Rosa tenha 26.960 habitantes, dessa estimativa em torno de 2.300 crianças estão na faixa de 5 a 11 anos, o que representa 8,53% da população estimada atualmente.
Comunicação: Já afirmaram que uma vacina específica contra a Covid-19 para a variante Ômicron estará pronta em março, mas não há previsão de estar disponível no Brasil. Acredita que será necessário imunização específica para cada nova cepa que aparecer?
André Nader: É difícil falar ou afirmar se teremos uma vacina a cada nova cepa identificada, para as outras que já foram identificadas sabíamos que a vacina era eficaz, agora para ômicron aguardamos ainda parecer sobre um novo imunizante.
Comunicação: Na sua opinião, é possível fazer previsões sobre o fim da pandemia?
André Nader: Estamos longe de ver o fim dessa pandemia. A exemplo do final de 2021, estávamos com positivação mínima diária, porém após as festas houve esse aumento gritante de casos. O que vemos com isso é que de fato as pessoas estão agindo como se a pandemia tivesse chegado ao fim.
Aumentamos a quantidade de médicos no gripário, estamos planejando o aumento de profissionais de enfermagem, adquirimos medicamentos, testes, mas de todas medidas tem uma que o poder público não pode controlar que é fazer com que as pessoas sigam as medidas de segurança e enquanto cada um não fizer seu papel, nenhuma medida que o serviço público tomar será suficiente.