O descarte ilegal de lixo na zona rural e também em outros locais do município, traz efeitos negativos de longo prazo ao meio ambiente e à sociedade.
Nesta entrevista, o diretor de Obras da prefeitura, Marcelo Benjamin Sordi explica as ações que a Prefeitura para amenizar o problema.
Comunicação - As caçambas rurais são equipamentos somente para descarte de lixo de proprietários de sítios e chácaras, mas vêm sendo constantemente utilizadas por moradores da cidade. O que fazer para solucionar esse problema?
Marcelo Benjamin Sordi - A coleta de lixo é feita três vezes por semana, mas sempre tem alguém que insiste nesse descarte irregular. Outros aproveitam a dificuldade da fiscalização e também jogam móveis usados e entulho.
As caçambas das estradas de Nhumirim e Esdras Wiezel serão retiradas e o ponto de coleta passará a ser somente no Galpão Ambiental, localizado na Avenida Alexandre de Angelis, 221. Há um funcionário responsável pelo local. Com isso, esperamos melhorar a situação. Mas vale destacar que é somente para lixo rural, descarte de eletrônicos e pequenas quantidades de entulho. O lixo orgânico da cidade deve ser deixado nas portas das casas para retirada do serviço semanal de coleta.
Comunicação - A Prefeitura orienta para que os munícipes se organizem com a agenda de coleta de resíduos, mas ainda se vê muita sujeira nas ruas. Como agir?
Marcelo Benjamin Sordi - Este é outro problema. Algumas pessoas não se organizam para limpeza de quintais ou descarte de móveis e depositam esses resíduos fora dos dias do recolhimento, e, às vezes, até após o caminhão passar. A equipe de limpeza é reduzida, são poucos equipamentos para recolhimento e o descarte é desordenado.
Comunicação - Como funciona o serviço de coleta de entulho de Construção Civil?
Marcelo Benjamin Sordi - Todo construtor sabe a quantidade de resíduos que uma obra vai gerar, seja ela grande ou pequena. É de responsabilidade do dono da construção a contratação de caçambas para recolhimento desses materiais. Aqui na cidade duas empresas prestam esse serviço de forma regularizada, a Viterterra do Mauricinho e a Limpa Tudo do Sapé. É um serviço que deve estar no orçamento de qualquer obra. A Prefeitura está projetando um local para o descarte do RCC mais próximo para poder baratear esse serviço.
Comunicação – A Prefeitura é responsável por manter a cidade limpa?
Marcelo Benjamin Sordi - Não generalizando, mas temos pessoas muito mal-educadas na cidade. Despejam lixo em todo lugar depois nos cobram ações. É responsabilidade do poder público? Sim, mas a educação nos ensina a como fazer as coisas de forma correta, sem prejudicar a natureza, mas ainda vai tempo para educá-los