A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, por meio do Setor de Meio Ambiente, realizou o descarte de 1000 mil lâmpadas fluorescentes, nesta semana, entregues pela população e estabelecimentos comerciais da cidade, no Galpão Ambiental, durante os últimos meses de 2021.
De acordo com a chefe do Meio Ambiente da prefeitura, Camila Fedel, as lâmpadas precisam passar por tratamento específico e não podem ser simplesmente jogadas em lixo comum ou em aterros sanitários. A medida visa evitar a contaminação do meio ambiente por metais pesados utilizados na fabricação destes produtos, como é o caso do mercúrio.
“Liberado pela quebra da lâmpada, o vapor de mercúrio, além de inalado, ao chegar ao solo, nos rios e em outras fontes de água corrompe a cadeia alimentar e atinge os seres humanos”, afirmou Camila.
Para fazer esse descarte, a prefeitura contratou uma empresa especializada para recolher as lâmpadas, fazer a descontaminação e a destinação final dos produtos. Após esse processo, a prefeitura recebe um certificado atestando a ação.
“Trata-se de uma proatividade do município para a destinação desse resíduo contaminante, pois ainda não temos a logística reversa para as lâmpadas como ocorre com os pneus descartados”, comentou a chefe do Meio Ambiente.