Combate à dengue é tema de reunião em Santa Rosa

 

Publicado em: 10/02/2022 18:04

Whatsapp

 

O Comitê de Acompanhamento das Ações de Combate à Dengue de Santa Rosa de Viterbo realizou, nesta quinta-feira (10), a segunda reunião do ano para debater a situação da dengue no município e traçar estratégias para impedir a proliferação do mosquito.

O encontro, realizado no Centro Cultural, contou com a presença de representantes da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, do setor de controle de vetores e endemias, além de outros departamentos da Prefeitura Municipal, como o Jurídico e da Saúde, e de entidades do município. Os vereadores Aparecida Donizete Estevam, Francisco Justino Mota Neto e Roseli das Graças Vieira Guidelli também compareceram. 

De acordo com Cristiane V. Wiezel, encarregada do Controle de Vetores e Endemias da prefeitura, trabalhos realizados pelos agentes de combate às endemias apontam grande quantidade de lavas do Aedes aegypti em vários locais da cidade.

“A situação do município é preocupante, principalmente neste período de chuvas intensas e de muitos criadouros”, disse, ressaltando a importância da atenção aos prédios públicos e a maior colaboração da população em relação às medidas de prevenção da dengue, com ajustes na realização de arrastões e mutirão.

De acordo com dados apresentados, em dezembro foram encontradas 7 amostras e, em janeiro, 19. Já o número de larvas encontradas chegou a 234, com o registro de 177 Aedes aegypti_e 10 _Aedes albopictus.

Apesar de terem sido realizadas 29.019 visitas e ações educativas no último ano, Cristiane apontou a necessidade de iniciativas mais efetivas e até mesmo multas poderiam ser utilizadas para que a situação não se agrave mais.

Segundo ela, nesse período foram feitos ainda 116 atendimentos a reclamações; 57 acidentes com escorpiões e 5 pesquisas a suspeitas de raiva, barbeiro e febre maculosa.

O prefeito Omar Nagib Moussa ressaltou a necessidade da colaboração da população com o poder público nessa missão. “A melhor forma de combater o mosquito é impedindo que ele se reproduza”, disse.


Imagens