O professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba-SP, esteve em Santa Rosa de Viterbo, nesta quinta-feira (10), para fazer uma tomografia de impulso para avaliação do risco de queda da copaíba, localizada no canteiro central da Av. Prof. José Dilermano.
Conhecida como “árvão”, a árvore vem sendo monitorada pela prefeitura, pois está inclinada e o estudo técnico possibilita saber se apresenta risco ou não de cair, apontando a necessidade de corte.
De acordo com o reconhecido professor, não é o caso ainda da copaíba. “É uma árvore histórica para a cidade e fazemos o exame anualmente para saber a resistência mecânica dessa árvore, se o oco que ela tem está ampliando ou se está se mantendo e se ela consegue se sustentar sem oferecer nenhum risco para as pessoas na avenida e o resultado deste ano é muito positivo. A árvore está bem, ela tem perda de resistência mecânica, mas está dentro do normal”, comentou.