Santa Rosa de Viterbo receberá, através do SENAR-SP, um programa de florestamento com enfoque nos donos de propriedades rurais no município. O curso será realizado a partir da parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural da cidade.
O programa, que terá nove módulos, acontecerá de março a novembro de 2022 e tem como meta a produção de mais de 8000 mil mudas nas diversas áreas de preservação permanente da cidade. Além disso, ao final do projeto, todos os participantes receberão mais de 400 mudas para fazer o reflorestamento em suas propriedades.
Segundo a chefe do Meio Ambiente, Camila Fedel, que participou de uma reunião no Sindicato nesta semana, para tratar do assunto, só poderá participar do curso proprietário que tiver o Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
O instrutor do SENAR-SP, José Manoel Cardoso Zago, explicou que os principais focos serão nas áreas afetadas pelas geadas ou queimadas. O responsável pelo florestamento também explicou um pouco da dinâmica das atividades: "No curso a gente vai montar um viveiro, fazer a produção de mudas, para que seja feita a restauração ecológica dessas áreas, como também a análise de solo e outras atividades. É um curso bem completo".
Produtores nessas condições, podem procurar o Sindicato Rural para se inscrever. O sindicato fica na Avenida Fiuta Garcia Ribeiro, 111, Jardim das Flores.