Merenda escolar beneficia 4.400 alunos da rede pública de ensino

 

Publicado em: 23/02/2022 15:35

Whatsapp

 

Em resposta às publicações sobre a merenda escolar nas mídias sociais, a Prefeitura Municipal vem a esclarecer: Oferecer merenda de qualidade aos alunos da Rede Pública de Ensino é uma das prerrogativas da administração municipal. Atualmente 4.400 estudantes são beneficiados pelo programa de merenda municipal. Nas escolas estaduais, que funcionam em regime de período integral, são oferecidas quatro refeições, mesmo a legislação determinando o fornecimento obrigatório de três refeições diárias, em período integral, que supram 70% das necessidades dos alunos.

A prefeitura fornece até 5 refeições em algumas escolas (Café da manhã, lanche da manhã (colação), almoço, lanche da tarde e jantar), sendo assim distribuídos:

Teófilo Siqueira - 4 refeições

APAE/Recriança - 3 refeições

Berçário e Lactário (4 a 6 meses) – 5 refeições

Berçário (7 a 11 meses) – 5 refeições

Creche acima de 1 ano - 4 refeições

Cardápio escolas municipais geral – 2 refeições

Cardápio escolas municipais pre Nosso Teto, Bosque e Parque – 4 refeições

Cardápio Etec – 1 refeição por período

A administração municipal esclarece ainda, que os recursos enviados pelo Governo do Estado, para a escola de período integral, não são suficientes e a prefeitura complementa para que os alunos não sejam prejudicados.

O cardápio das unidades escolares é elaborado por nutricionista profissional e conta com uma dieta equilibrada e balanceada rica em vitaminas, proteínas e carboidratos, atendendo às necessidades nutricionais dos estudantes.

O estoque onde são armazenados a merenda municipal, conta com câmara fria, câmara de refrigeração, freezer, e conta com quantidade de alimentos suficientes para suprir o fornecimento pelo período de três meses.

A preocupação da administração com a alimentação dos estudantes foi intensificada no período da pandemia, quando as aulas presenciais estavam suspensas, com o fornecimento de kits de merenda escolar, confeccionados pensando na composição nutricional para cada faixa etária, a fim de proporcionar variedade e uma alimentação equilibrada enquanto os alunos se encontravam fora das escolas.

O cardápio disponibilizado aos estudantes inclui carne, frutas, legumes e verduras, frango, leite, sucos, entre outros alimentos ricos em valor nutricional. Eventualmente, podem ocorrer alterações no cardápio, mas a troca, quando ocorre, é sempre por um alimento com o mesmo valor nutricional.

 

 

 

 


Imagens