Preocupação crescente com a proliferação do Aedes Aegypti e baixa procura pela vacina foram destaques em reunião

 

Publicado em: 04/04/2025 14:45

Whatsapp

 

Preocupação crescente com a proliferação do Aedes Aegypti e baixa procura pela vacina foram destaques em reunião da Sala de Situação da Dengue

 

Na manhã desta sexta-feira, os membros da Sala de Situação da Dengue se reuniram para analisar os dados mais recentes sobre o cenário epidemiológico do município, avaliar as ações já realizadas e definir novas estratégias no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e Zika. Durante o encontro, a baixa procura pela vacina contra a dengue, destinada ao público de 10 a 14 anos, também foi comentada. Até o momento, aproximadamente 400 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas, enquanto a meta é vacinar cerca de 1.200 jovens.

 

Além disso, foram destacadas diversas ações já realizadas e outras que estão sendo planejadas. Dentre elas, estão os mutirões de limpeza e visitas casa a casa, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. A prefeitura também implantou o Dengário, além de adquirir testes rápidos para diagnóstico da dengue, visando facilitar e agilizar o atendimento à população.

 

Apesar de todas as ações já realizadas e outras que estão em planejamento, como um arrastão que deverá ocorrer em toda a cidade, o combate efetivo à dengue depende da colaboração da população. A eliminação de criadouros do mosquito é uma ação essencial para evitar a proliferação do Aedes aegypti, sendo fundamental que cada cidadão faça sua parte na prevenção da doença.

 


Imagens