A Estação da Cultura é a sede da banda Filarmônica de Santa Rosa de Viterbo e da Escola Livre de Música Plácido Bertocco, mantidas pela Fundação Cultural. O prédio pertencia a Fepasa até ser desapropriado pelo prefeito em 1984 e reformada sediar a Fundação Cultural.
A Estação Santa Rosa foi inaugurado em 10 de maio de 1910 no final da Avenida Rio Branco como posto de embarque e desembarque do Ramal Cajuru da Ferrovia da Mogyana. Ela funcionou até 3 de janeiro de 1967, quando a Mogyana desativou o Ramal Cajuru.
Em 1971, o governo de São Paulo criou a Fepasa (Ferrovia Paulista S/A) que unificou todas as ferrovias do Estado. No entanto, o Ramal Cajuru nunca mais foi utilizado. A Estação Santa Rosa permanecia desativada e abandonada.
Em 1984, o prefeito Omar Nagib Moussa desapropriou o trecho da Fepasa que ia da Estação Santa Rosa à Estação Nhumirim. A Estação Santa Rosa passou por uma ampla reforma e passou a ser chamada de Estação da Cultura, por abrigar a Fundação Cultural. A Fundação Cultural inaugura a Escola Livre de Música Plácido Bertocco, responsável pela formação de músicos que integrariam a Banda Municipal.
Em 1985 é inaugurada Banda Municipal de Santa Rosa de Viterbo, que tornou-se a Banda Filarmônica de Santa Rosa de Viterbo, hoje formada por 60 componentes. Em 1999, a Fundação Cultural foi transferida para o Centro Cultural Cadeia Velha, e a Banda Filarmônica passou a ocupar a Estação da Cultura em sua totalidade, ampliando a Escola Livre de Música Plácido Bertocco, hoje com espaço para cerca de 200 alunos.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 08 às 17h