│E para preservar a saúde dos idosos – que devem seguir em isolamento social – Prefeitura pede que pessoas da família se organizem para retirarem o leite.
A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, através das ações do Departamento Desenvolvimento Social/CRAS, retomou o Programa Municipal do Leite do Idoso, na última quinta-feira (14). O projeto precisou ser suspenso por um curto espaço de tempo para readequação de logística e retirada do leite, tendo em vista as medidas preventivas e protetivas determinadas pela autoridades de saúde para se evitar o contágio do Covid-19.
O programa beneficia 250 idosos com o fornecimento de dois litros de leite na semana. Além deles, 50 caixas de 12 unidades são entregues, uma vez por mês, para idosos com dificuldade de retirada no local ou acamados.
O “Leite do Idoso” é uma iniciativa instituída pela prefeitura e sua execução se dá com a aplicação de recursos próprios do orçamento municipal, que têm origem em impostos municipais arrecadados na cidade – pagos pela própria população. Trata-se, portanto, de uma ação de gestão em aplicação na área social e que tem o objetivo do atendimento de idosos em situação de vulnerabilidade. Por ano, são investidos cerca de R$ 110 mil para o atendimento dos beneficiados.
A retirada do leite acontece às terças-feiras, entre 9h e 11h, na sede do Departamento de Desenvolvimento Social e na sede do CRAS. "O nosso pedido é que, para preservar a saúde e segurança dos idosos, diante do risco de contraírem a contaminação pelo novo coronavírus, que a retirada seja efetuada por um membro da família, de preferência que não pertença ao grupo de risco”, pede Guilherme Felizardo, que é o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Social.
Histórico
O Programa Municipal do Leite do Idoso foi criado na gestão anterior do prefeito Luís Fernando Gasperini, mas foi suspenso nos governos seguintes. Em 2017, quando retornou ao comando do município, Nando fez com que o programa fosse reativado. “Parcela dos idosos do nosso município necessita desta atenção básica, principalmente aqueles cuja renda é a aposentadoria com um único salário”, disse o prefeito. Além do leite oferecido por esta ação, os idosos também são atendidos com cestas de alimentos – quando necessitam, e com os alimentos dos sacolões do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, que entrega frutas, verduras e legumes a este grupo. “O PAA também irá retornar em breve”, anuncia o prefeito Nando Gasperini.
LEITE CRIANÇAS – Além do programa municipal para os idosos, o município mantém ainda um convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura, e distribui 3.750 litros de leite por mês através do Programa Viva Leite, que atende 204 famílias, com crianças de 6 meses a 5 anos, cadastradas no departamento. Este público recebe 15 litros de leite por mês para cada criança.
NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA - A Diretora de Educação de Santa Rosa de Viterbo, Meire Pedersolli, em parceria com o Departamento Social, informa que irá realizar a entrega de pães aos idosos, ampliando o atendimento que estará também prestando aos alunos cadastrados da rede municipal de ensino.
Com a suspensão das aulas, os produtos alimentícios da Cozinha Piloto possuem data de validade e antes que estejam vencidos e impróprios para o consumo, a diretora optou em também atender aos idosos do programa “Leite do Idoso”.