Novidade na Escola de Educação Ambiental: Espaço Sementes é mais um lugar de valorização da biodiversidade

 

Publicado em: 10/04/2025 10:56

Whatsapp

 

Novidade na Escola de Educação Ambiental: Espaço Sementes é mais um lugar de valorização da biodiversidade

 

Um ambiente vivo e educativo voltado à multiplicação e disseminação das sementes puras e crioulas.A Escola de Educação Ambiental acaba de lançar uma iniciativa inovadora: o Espaço Sementes, um ambiente dedicado ao estudo, cultivo e multiplicação de sementes crioulas — variedades tradicionais preservadas por gerações de agricultores familiares, comunidades indígenas e camponesas.

 

O novo espaço abriga diversas espécies, como feijões, milhos, arroz, gergelim e favas, reforçando o compromisso da instituição com a conservação da biodiversidade agrícola e a promoção de práticas sustentáveis. O objetivo é manter vivas as sementes que são livres de agrotóxicos e modificações genéticas que se adaptam melhor ao ambiente local e fortalecem a agricultura sustentável.

 

Essas sementes, além de fundamentais para a preservação ambiental, são pilares de um sistema alimentar mais justo e resiliente. Elas são cuidadosamente selecionadas, beneficiadas e armazenadas em bancos de sementes, garantindo sua continuidade e resistência ao longo do tempo.

 

Com o Espaço Sementes, a Escola reforça sua missão educativa ao integrar a prática agroecológica ao cotidiano dos estudantes e da comunidade, promovendo a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais. Toda comunidade está convidada para conhecer e participar dessa jornada de valorização dos saberes tradicionais e do cuidado com o meio ambiente para preservação da agro biodiversidade