Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer
Na busca incessante por aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS), o Departamento de Saúde promoveu, nesta sexta-feira,14, uma plenária com os três pilares fundamentais que não apenas sustentam o funcionamento do SUS, mas também delineiam seu potencial de desenvolvimento e impacto positivo na vida de todos os cidadãos e cidadãs.
Nessa plenária, centrada no tema: Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer, foram definidas propostas concretas para fortalecer esses pilares. Desde a ampliação da participação da comunidade na gestão dos serviços de saúde até o investimento na formação contínua dos profissionais de saúde, passando pela implementação de programas educacionais inovadores, as propostas visam aprimorar a eficiência, a equidade e a qualidade do SUS.
Confira:
N.º Eixo 1 - Democracia, Controle Social e o Desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.
- 01 Articular com o sistema educacional para incluir nas diretrizes curriculares formação sobre o SUS e a participação social. (Esfera Estadual)
- 02 Promover a Gestão Participativa, estimulando a participação ativa dos profissionais de saúde e da comunidade na gestão dos serviços de saúde. (Esfera Federal)
N.º Eixo 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.
- 01 Promover o debate sobre o dimensionamento da quantidade de profissionais necessários por categoria profissional, por área de abrangência, de acordo com a necessidade de saúde da população. (Esfera Estadual)
- 02 Financiamento tripartite para o estabelecimento de Plano de Cargos e Carreiras para as trabalhadoras e os trabalhadores para o SUS nos municípios. (Esfera Federal)
N.º Eixo 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia.
- 01 Incorporar de forma efetiva a educação permanente em saúde à progressão de carreira. (Esfera Estadual)
- 02 Desenvolver uma política pública de formação das trabalhadoras e dos trabalhadores dentro da temática da inclusão das diversidades. (Esfera Federal).
Em suma, a plenária realizada hoje representa um passo importante rumo ao desenvolvimento de um sistema de saúde mais justo, eficiente e humano. E é através do engajamento de todos os atores envolvidos - cidadãos, profissionais de saúde, gestores e governantes - que podemos construir um SUS verdadeiramente capaz de atender às necessidades de nossa população e promover o bem-estar de todos.