CENTRO DE ATENDIMENTO DE SAÚDE, NO HOTEL ITAIPAVA, AMPLIA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

 

Publicado em: 18/07/2020 15:43 | Fonte/Agência: Departamento Municipal de Saúde

Whatsapp

 

O Centro de Atendimento de Sintomáticos Respiratórios Covid-19, também chamado de “Gripário”, a partir deste sábado, 18, irá ampliar o atendimento aos pacientes com o funcionamento. Nos três meses de funcionamento os serviços eram prestados apenas nos dias de semana.

A mudança leva em consideração a situação preocupante de nosso município e da própria região diante da pandemia, uma vez a Região Metropolitana de Ribeirão Preto continua classificada na fase vermelha do Plano SP, em razão do avanço e aumento significativo dos números de novos casos contaminados e também dos óbitos.

Os números e a situação agravante levou a equipe da Diretoria Municipal de Saúde e da VE - Vigilância Epidemiológica, a propor ao prefeito Luís Fernando Gasperini esta ampliação de atendimento aos pacientes. A diretora do Departamento de Saúde, Heloisa Rigoli Pedersolli, explica que diante da situação preocupante e da necessidade diagnosticada, sua equipe recebeu o apoio irrestrito do prefeito Luís Fernando Gasperini, que concorda que o Departamento de Saúde deva melhor atender aos pacientes com sintomas respiratórios.

No local devem buscar atendimento os pacientes que apresentem sintomas leves de problemas respiratórios, bem como para o atendimento específico de sintomáticos respiratórios (pessoas que apresentam os sintomas esperados da doença) e para os que apresentam problemas respiratórios. Heloisa destaca, ainda, que os casos de urgência e emergência continuarão sendo atendidos na Santa Casa.

A instalação desse espaço ─ a iniciativa teve o intuito de centralizar num único local os profissionais de saúde para realizarem o atendimento dos casos respiratórios. Essa mudança, segundo a diretora de saúde, facilitou a dinâmica dos trabalhos, reduziu despesas para o município – neste momento tão preocupante – e permitiu que o Departamento retomasse à normalidade nas unidades de saúde da cidade, sempre respeitando as determimações das autoridades de saúde.

Em 54 dias úteis, desde a inauguração do Centro de Atendimento, já foram atendidos 684 pacientes, uma média de 13 por dia. O local que conta com uma equipe técnica de profissionais, totalmente treinada e qualificada para receber e atender com humanização todos os cidadãos que necessitarem. Esta foi a maior exigência da administração, desde o início da pandemia”, aponta Heloísa.

O prefeito Luís Fernando Gasperini destaca a preocupação da Prefeitura em poder melhorar as condições e atender a população neste momento difícil que todo o país vem atravessando. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para oferecermos um serviço digno à população, torcendo para que este momento seja superado em breve, e que a vida também possa ser retomada à normalidade. Todos os prefeitos da região estão tomando medidas preventivas e protetivas, muitas até severas, porém, sem adesão, participação, colaboração de todos, não iremos superar este momento tão difícil ”, finalizou o prefeito.