│ Novas ações estão em estudos para o enfrentamento da pandemia
O Departamento Municipal de Saúde, através das ações da diretora Heloisa Rigoli Pedersolli e da equipe municipal, conseguiu uma doação de 50 máscaras especias em acrílico para ser fornecida aos funcionários municipais do departamento, que atuam na linha de frente no combate ao Coronavírus.
Durante esta semana, vários profissionais receberam este importante EPI para o uso diário. "Novos equipamentos, medicações e utensílios já estão na lista para aquisições, tendo em vista a imprevisibilidade de data para passar este período tão difícil que estamos enfrentando. Aguardamos também um repasse maior e emergencial para Covid 19. A equipe de VE Vigilância Epidemiológica já posicionou o prefeito municipal para uma ação ampla para realização de testagem mapeada na população por bairros”, explica a diretora Heloísa.
A ação poderá oferecer um prognóstico maior da dimensão da contaminação na cidade. “Com detalhe e maior eficiência de atuação, para uma simulação previsível do real número de casos positivos e, consequentemente, um planejamento estratégico, com ação combativa e preventiva da situação", justifica a diretora.
│ Máscaras de proteção também foram entregues para profissionais do Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz, do Departamento de Desenvolvimento Social, que foi instituído pelo Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, com caráter intersetorial e tendo em vista promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, o programa articula ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos, tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 – conhecida como Marco Legal da Primeira Infância.
O publico atendido pelo programa são gestantes, crianças de zero a três anos, e crianças beneficiarias do BPC até os 6 anos de idade. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. O trabalho é realizado através de visitas semanais, nas quais as visitadoras vão até as residências das famílias atendidas, levando informações, ou algum tipo de atividade que favoreça o desenvolvimento da criança, fortaleça e estimule o vinculo entre a criança e seu cuidador.
No município o trabalho vem sendo desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Acolher, que assumiu a administração em janeiro deste ano, a equipe técnica conta com 5 visitadoras, 2 supervisores e 1 coordenador.
O programa Criança Feliz acompanha, e já realizou o acompanhamento de inúmeras famílias no município de Santa Rosa de Viterbo, atualmente atente 135 crianças e 15 gestantes, a sede do programa está situada no endereço Ana Nogueira Basso, o Centro Comunitário “João Ludovice Antunes - Pica-Pau”, na Cohab III, aberto das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
"Esta equipe profissional também recebeu do departamento máscaras especiais de acrílico para atenção básica e integral nas visitações que estão diariamente sendo realizadas. Mantendo o programa com atendimento às crianças e familiares cadastrados. Uma determinação e exigência do prefeito, para proteger os profissionais que visitam residências em praticamente todos os bairros da cidade e, ao mesmo tempo, manter em funcionamento os programas e projetos", disse Guilherme Felizardo, Diretor Municipal do Departamento de Desenvolvimento Social.