Espalhadas pela cidade, as sacolinhas plásticas são grandes vilãs do meio ambiente. Em estradas, rodovias e ruas, é muito comum ver diversas delas, descartadas de forma irregular e levadas para todo canto pelo vento.
Mas as sacolas plásticas são realmente necessárias? Não. No dia a dia, a população se acostumou a utilizar, mas é perfeitamente possível viver sem elas. O descarte de lixo, geralmente feito em sacos plásticos, causa problemas, pois o material frágil pode fazer com que rasgue, espalhando mais lixo pela cidade.
Para evitar isso, pequenos passos simples podem ser seguidos, como usar sacolas retornáveis para fazer as compras em mercados e farmácias. Para o descarte de lixo, pode se usar sacos de lixo de boa qualidade e resistentes, facilitando assim a coleta e evitando o espalhamento de lixo com o rompimento das sacolinhas convencionais. Por fim, é preciso adquirir sempre produtos com o mínimo de embalagens possível e, ser tiver que sejam de materiais recicláveis ou biodegradáveis.
Caso ainda as possua em sua casa, utilize-as de maneira consciente e descarte junto com o material reciclável. Nunca use para descarte de lixo doméstico.