A prefeitura de Santa Rosa de Viterbo manifestou interesse em participar do Programa Consórcio Empreendedor, que foi desenvolvido por meio de uma ação conjunta entre o Sebrae e a Fundação Getulio Vargas (FGV) e tem por objetivo contribuir com a administração municipal na implementação de políticas públicas de desenvolvimento de base empreendedora, como a desburocratização e melhoria do ambiente de negócios, modernização administrativa das prefeituras, inclusão produtiva, cooperativismo e associativismo, compras públicas e outros, por meio da integração dos municípios.
“Tratam-se de consultorias de ações de desenvolvimento totalmente gratuitas e de extrema importância para o município, principalmente nesta fase da economia brasileira”, disse Juliana Bertelli Rodrigues Bezerra, Articuladora Local da FGV-SEBRAE, que visitou a prefeitura nesta semana, dando início ao processo de manifestação de interesse da prefeitura para posterior adesão ao programa.
Segundo ela, a adesão permitirá que o município participe de cursos de capacitação e consultoria para ampliar o empreendedorismo na cidade, desburocratizar processos e estabelecer consórcios regionais de empresas.
O prefeito ressaltou que o programa possibilitará a participação da cidade em grupos de empreendedorismo, o que ajudará a fomentar a produção local e regional. “O Consórcio Empreendedor vai proporcionar as oportunidades de políticas públicas típicas das grandes cidades, como compras públicas em escala, projetos robustos de captação de recursos, atração de investimentos para concessões e parcerias, criação e fortalecimento de instituições permanentes do desenvolvimento regional”, explicou.
O assessor de Desenvolvimento, Economia, Renda e Empregos da prefeitura, Arnaldo Antonio Cersossimo Filho, complementou, enfatizando que será mais uma ação para o enfrentamento e a recuperação da economia do município pós--pandemia.