Santa Rosa de Viterbo deu início à Atividade Delegada nesta quarta-feira (1º). O programa, que é realizado por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, permite que os policiais militares trabalhem fardados, armados, com rádio e viaturas, nos dias de folga, de acordo com escala especial extra.
O convênio, assinado em 24 de junho deste ano, visando à implantação do Programa de Atividade Delegada no município, tem vigência de 60 meses.
A área de patrulhamento cobre todo o município de Santa Rosa e a jornada empregada na Atividade Delegada de cada militar será de oito horas, ocorrendo em duplas com patrulhamento ostensivo, principalmente no final de semana e durante as festividades de aniversário da cidade, neste mês de setembro.
Por meio da Atividade Delegada, os policiais farão a fiscalização quanto à utilização irregular de vias e logradouros por estabelecimentos comerciais; fiscalização da existência de alvarás de licença para funcionamento de bares e fiscalização do exercício de comércio ambulante e eventual.
Uma comissão foi criada para acompanhar o andamento dos trabalhos e reuniões mensais serão realizadas para apresentação dos resultados. No último dia 27, a comissão se reuniu pela primeira vez para acertar os detalhes do convênio, com a presença do primeiro tenente João Guilherme Ubiali Cezar; do segundo sargento Fábio Garbuglio Dario; do soldado Rodrigo Rodrigues Chagas; da chefe de gabinete Maria Helena Mussolim; da técnica administrativa Mariangela Aparecida Santos Vacis e da técnica jurídica Sirlei Martins Pinto, que preside a comissão.
O prefeito Omar Nagib Moussa explica que a Atividade Delegada tem por objetivo aumentar o efetivo policial nas ruas da cidade e, consequentemente, aumentar a segurança da população.