A Brigada de Incêndio da prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, desde o início da estiagem, tem atuado de forma constante para combater as queimadas 24 horas por dia e conta com a colaboração de usinas e produtores rurais neste sentido.
A ação foi intensificada na última quarta-feira (8), quando os focos de incêndio foram de maior proporção, atingindo diversos pontos do município. Os incêndios continuaram durante a semana, atingindo muitas áreas rurais e no sábado (11), o fogo assustou ainda mais a população, pois atingiu uma área bem próxima às casas localizadas no final da Rua Amazonas, se alastrando pela mata e pasto.
A prefeitura vem alertando a população sobre o perigo para acesso aos locais atingidos, informando que algumas árvores e pedras caíram sobre as estradas, sendo que muitas delas foram interditadas, como a via que dá acesso à Serra do Garcia até que se providencie a limpeza do local.
De acordo com o diretor de Obras da prefeitura e responsável pela Defesa Civil na cidade, Marcelo Benjamin Sordi, devido à grande demanda para combater os incêndios, embora a equipe venha tomando todas as medidas, não houve tempo hábil para fazer a poda de todas as árvores atingidas pelo incêndio. Infelizmente no sábado, na vicinal que dá acesso ao parque industrial de Amália ocorreu um acidente com vítima fatal devido à queda de uma árvore. A via está parcialmente interditada para o corte de árvores. A vicinal Antonio Caetano da Silva, com saída da cidade pelo Saracura, também.
A Chefe de Meio Ambiente, Camila Fedel, ressalta que, regularmente, é feito o monitoramento nas árvores localizadas no entorno da cidade e que podem apresentar risco e que as ocorrências ocorreram devido ao fogo que devastou grande área.